A importância do autoconhecimento e das Terapias Holísticas
O quanto sabemos de nós mesmos? Você já se questionou sobre isso? Parece uma pergunta simples, mas poucos são os que realmente se conhecem. Isso porque a maior parte de nós não consegue ser vista pelo nosso consciente.
Você sabe o que pauta suas ações? Quais são os seus valores? No que você acredita? Quais são suas aspirações mais profundas? Porque você tem a vida que tem, os amigos que tem, a família que tem, o emprego que tem?
A verdade é que na maioria das vezes vamos tomando decisões sem a menor clareza do porque estamos tomando. Quando menos percebemos estamos infelizes em um relacionamento ou em um trabalho e não temos a mínima ideia de como fomos parar ali.
Isso porque o ser humano é um ser imbuído não só do corpo físico, mas também de um corpo energético, emocional, mental e espiritual. Quando não temos clareza de como estamos em cada um desses níveis, deixamos que as experiências vão se somando e só conseguimos perceber as consequências e não as causas que estão por trás das nossas experiências. Se você não gosta dos resultados que está tendo em sua vida, precisa olhar para o que causou.
É com essa visão que as terapias holísticas atuam. Olhamos o ser humano além do óbvio e buscamos trazer harmonia em cada um desses corpos, de forma que a partir daí, suas escolhas se tornem mais assertivas. Cada pessoa é única na sua história e na sua complexidade, e quando o problema não se resolve com os métodos clássicos é simplesmente porque ele está sendo visto de uma forma superficial, sem trabalhar o âmago da questão, que pode estar no corpo energético, emocional, mental ou espiritual.
Quando o ser humano é trabalhado em todas as suas dimensões, consegue se libertar dos padrões repetitivos, e co-criar uma realidade muito mais abundante e feliz.