As Terapias Holísticas
A partir das teorias de Albert Einstein, houve uma evolução e nasceu uma visão moderna no ocidente que é, ao mesmo tempo, muito antiga no oriente: o conceito holístico. A visão holística desmonta a teoria mecanicista newtoniana, que apresenta o Universo feito apenas de átomos e enuncia cada fenômeno como resultado de um processo de causa e efeito, além de considerar que todas as reações físicas têm em sua base uma só causa física. Einstein, em sua teoria da relatividade, com sua famosa equação E = m x C², onde “E” equivale a energia, “m” a massa dos corpos físicos, e “C” a velocidade da luz, nos demonstrou que massa e energia são uma única realidade que se apresenta de forma diferente, contestando a visão newtoniana.
A física atômica apresenta a matéria composta de átomos, e estes, de partículas atômicas como prótons, neutros e elétrons. Posteriormente, foi descoberto que havia partículas subatômicas ainda menores, “quanta”, com formas de ondas ou energias. Consequentemente, nosso corpo não pode ser comparado a uma estrutura mecânica que se monta e desmonta, mas, sim, a uma estrutura que se compõe das partes energética, espiritual e física, que se mantêm unidas graças a uma série de fenômenos que se encontram relacionados entre si e com o Universo em movimento. Comparados com o Universo, somos menos que um grão de areia. Entretanto, sem a nossa presença, o Universo não existiria, pois somos uma das partes que forma o Todo. Essa é a visão holística.
A palavra “terapia” provém do grego “therapeua” que significa “dar apoio a alguém em seu caminho”. Holístico vem do vocábulo grego “holos”, que quer dizer total ou inteiro, ou seja, as terapias holísticas atuam na totalidade do ser, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual para dar apoio às pessoas em seus caminhos. Quando procuramos, por exemplo, um dentista ou um ortopedista, visamos sanar problemas do corpo físico, Buscamos o apoio de um psicólogo, para o equilíbrio psicológico e do corpo emocional. No caso de tratamentos psiquiátricos, a meta passa a ser o corpo mental.
Muitos buscam filosofias espirituais quando o objetivo é o corpo espiritual. Fazendo o uso das terapias holísticas, mantemos e recuperamos a saúde física, emocional, mental e espiritual, de forma global. São métodos naturais de equilíbrio, restauração e aperfeiçoamento de todos os corpos, gerando um estado de harmonia. As terapias holísticas não substituem a medicina moderna, mas em muitos casos faz, de forma mais delicada e positiva, coisas que a medicina atual não pode fazer. Age naquilo que necessita ser reequilibrado nos diferentes aspectos do ser humano.
(baseado no livro “Reiki Universal” de Johnny De’ Carli)
</ br>